domingo, 14 de outubro de 2012

Currículo real, oculto e prescrito

Um currículo pode ser definido por uma Rede de Ensino (para todas as suas escolas), ou por uma escola em particular. Um currículo também pode ser definido a partir dos livros didáticos que são adotados para cada série escolar ou pode funcionar a partir de algumas diretrizes nacionais.Em nosso país não existe um currículo único nacional, conhecemos os Parâmetros Curriculares Nacionais que trazem como sugestão, uma forma de definição das disciplinas e distribuição dos conteúdos entre os componentes curriculares propostos. Devido à dimensão territorial e à diversidade cultural, política e social do país, nem sempre os Parâmetros Curriculares chegam às salas de aula.

Ao pensarmos em currículo escolar, devemos atentar que nem tudo o que a escola diz ensinar, o aluno assumem como aprendidos e, ainda, que nem tudo o que alunos dizem ter aprendido na escola, a escola assume como resultado de seu ensino.

        De fato, nas escolas, muitas coisas são ensinadas sem necessariamente serem anunciadas e muitas coisas são aprendidas sem que constem dos currículos escolares.
        O método que a escola usa para a definição do conhecimento que vai trabalhar diz muito sobre como ela encara o desafio de ensinar a todos.
Dentro da instituição de ensino são trabalhados vários tipos de currículos, dentre eles estão: O currículo formal, oculto e o prescrito.
 Currículo Real.


Acontece dentro da sala de aula com professores e alunos a cada dia em decorrência de um projeto pedagógico e dos planos de ensino; sendo um conjunto de experiências, de tarefas, de atividades, que geram ou que se supõe aprendizagemTrata-se de um currículo onde o observador vê quando está presente nas aulas. Realiza-se através da prática do professor, é onde vemos a reação dos alunos diante do que está sendo aprendido, compreendido. 

 O que marca bastante neste currículo é a contextualização dos conteúdos, são os moldes do currículo prescrito que tomam vida em sala de aula,ou seja, é o planejamento que o professor faz e vai praticar em sala. Muitas modificações nesse processo podem ocorrer, é a ação do planejamento.



Currículo Oculto.


Seria um termo usado para denominar as influências que afetam a aprendizagem dos alunos, e o trabalho do professor. Representa práticas, atitudes comportamentos, em meio social e escolar, está oculto porque não aparece no planejamento do profissional de ensino. Seria o que os alunos aprendem pela convivência, sendo um importante fator na aprendizagem. Portanto o currículo oculto é constituído por todos os aspectos do ambiente escolar que sem fazer parte do currículo oficial, explícito, contribuem de forma implícita para aprendizagens sociais relevantes.
Em outras palavras é a representação de tudo o que os alunos aprendem pela convivência em meio à sociedade e a espontaneidade de várias práticas, atitudes, comportamentos, gestos, percepção que vigoram no meio social e escolar. O termo oculto significa que ele não está prescrito, não aparece no planejamento, embora se constitua como importante fator na aprendizagem.

    Currículo Prescrito.
        Nada mais é que o currículo oficial, ou seja, foi estruturado por diretrizes normativas prescritas institucionalmente. Este tipo de currículo prevê os conteúdos a serem trabalhados nas mais diversas disciplinas. A intenção deste currículo é de oferecer ao País uma base nacional comum de educação.
O currículo prescrito atribuiu à escola o papel de transmitir uma cultura com base na lógica da reprodução, um currículo igual para todo o território e para todos os alunos, construído para que o professor o execute da forma como veio estruturado.
Mesmo o currículo sendo prescrito, o professor através de sua interação deve construir, no dia-a-dia, novas alternativas curriculares para a sua prática docente. 
O vídeo a seguir contempla as especificidades, bem como, a importância e a organização dos currículos escolares no ambiente educativo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário