Um currículo pode ser definido por uma Rede de Ensino (para todas as
suas escolas), ou por uma escola em particular. Um currículo também pode ser
definido a partir dos livros didáticos que são adotados para cada série escolar
ou pode funcionar a partir de algumas diretrizes nacionais.Em nosso país não existe um currículo único nacional, conhecemos os
Parâmetros Curriculares Nacionais que trazem como sugestão, uma forma de
definição das disciplinas e distribuição dos conteúdos entre os componentes
curriculares propostos. Devido à dimensão territorial e à diversidade cultural,
política e social do país, nem sempre os Parâmetros Curriculares chegam às
salas de aula.
Ao pensarmos em currículo escolar, devemos atentar que nem tudo o que a
escola diz ensinar, o aluno assumem como aprendidos e, ainda, que nem tudo o
que alunos dizem ter aprendido na escola, a escola assume como resultado de seu
ensino.
De fato, nas escolas, muitas
coisas são ensinadas sem necessariamente serem anunciadas e muitas coisas são
aprendidas sem que constem dos currículos escolares.
O método que a escola usa para a
definição do conhecimento que vai trabalhar diz muito sobre como ela encara o
desafio de ensinar a todos.
Dentro da
instituição de ensino são trabalhados vários tipos de currículos, dentre eles
estão: O currículo formal, oculto e o prescrito.
Currículo Real.
Acontece dentro da sala de aula com professores e alunos a cada dia em decorrência de um projeto pedagógico e dos planos de ensino; sendo um conjunto de experiências, de tarefas, de atividades, que geram ou que se supõe aprendizagem. Trata-se de um currículo onde o observador vê quando está presente nas aulas. Realiza-se através da prática do professor, é onde vemos a reação dos alunos diante do que está sendo aprendido, compreendido.
O que marca bastante neste currículo é a
contextualização dos conteúdos, são os moldes do currículo prescrito que tomam
vida em sala de aula,ou
seja, é o planejamento que o professor faz e vai praticar em sala. Muitas
modificações nesse processo podem ocorrer, é a ação do planejamento.
Seria um termo
usado para denominar as influências que afetam a aprendizagem dos alunos, e o
trabalho do professor. Representa práticas, atitudes comportamentos, em meio
social e escolar, está oculto porque não aparece no planejamento do
profissional de ensino. Seria o que os alunos aprendem pela convivência, sendo
um importante fator na aprendizagem. Portanto o currículo oculto é constituído
por todos os aspectos do ambiente escolar que sem fazer parte do currículo
oficial, explícito, contribuem de forma implícita para aprendizagens sociais
relevantes.

Currículo Prescrito.
Nada mais é que o currículo
oficial, ou seja, foi estruturado por diretrizes normativas prescritas
institucionalmente. Este tipo de currículo prevê os conteúdos a serem
trabalhados nas mais diversas disciplinas. A intenção deste currículo é de
oferecer ao País uma base nacional comum de educação.
O currículo
prescrito atribuiu à escola o papel de transmitir uma cultura com base na
lógica da reprodução, um currículo igual para todo o território e para todos os
alunos, construído para que o professor o execute da forma como veio
estruturado.
Mesmo o currículo
sendo prescrito, o professor através de sua interação deve construir, no
dia-a-dia, novas alternativas curriculares para a sua prática docente.
O vídeo a seguir contempla as especificidades, bem como, a importância e a organização dos currículos escolares no ambiente educativo.
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